Fisioterapia
De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) a Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Como actua o fisioterapeuta? Através de exercícios terapêuticos, treino adaptado e educação ao indivíduo, sempre com vista a preservar, melhorar ou restaurar o movimento e/ou a função motora afetados por qualquer doença, lesão ou défice em qualquer fase de vida.
As áreas de intervenção da Fisioterapia são variadíssimas, sendo constante a avaliação criteriosa, o alívio sintomático e a melhoria do movimento através do próprio movimento.
Neste contexto, a Fisioterapia surge como uma ferramenta útil e muitas vezes essencial caso as disfunções das estruturas sejam causadas ou sejam a causa de disfunções de movimento – daí a simbiose com a osteopatia numa perspectiva de, através de exercícios terapêuticos, permitir a obtenção de melhores resultados e mais duradouros.
Condições ou sintomas como...
-
Cervicalgias ou lombalgias (dores na cervical ou lombar) agudas ou crónicas);
-
Dor no ombro, por instabilidade, conflito sub-acromial ou tendinites;
-
Pós-operatórios de cirurgias osteo-articulares;
-
Escolioses com dor ou incapacidade associada;
-
Entorses ou instabilidade da tíbio-társica (tornozelo);
-
Lesões de nervos periféricos (como nervo mediano, radial ou ciático);
-
Sequelas motoras de patologias do foro neurológico como acidentes vasculares cerebrais, lesão do plexo braquial, parkinson, etc..
... beneficiam da abordagem do Fisioterapeuta e de um programa de reabilitação!