Reeducação Postural Global
A Reeducação Postural Global (RPG®) é uma vertente da Fisioterapia, que nasce em França, a partir de um trabalho originário de Françoise Mézières, mais tarde desenvolvido e continuamente aperfeiçoado por Philippe Souchard.
Apoiada nos campos científicos da biomecânica, física, anatomia e fisiologia, a RPG® centra-se na busca do realinhamento dos segmentos corporais através da aplicação de posturas activas, adoptadas pelo utente. Este tipo de trabalho, assente numa ideia de globalidade e focado no alongamento dos grupos musculares retraídos, permite vários fenómenos fisiológicos como a reorganização de miofibrilhas, libertação da fáscia e tecido conjuntivo, promovendo assim o equilíbrio das forças musculares que actuam sobre as articulações bem como a normalização das funções que lhes estão associadas.
Os Princípios da Reeducação Postural Global (individualidade, Causalidade e Globalidade) confundem-se com os princípios da Osteopatia, daí que faça todo o sentido que estas duas áreas se possam complementar.
Em que consiste uma sessão de RPG®?
A abordagem associada à RPG® pressupõe um trabalho de reorganização da musculatura profunda, estática, responsável pela manutenção da postura, alinhando as estruturas articulares do corpo – cabeça, coluna, bacia e membros superiores e inferiores. Assim, durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas – de pé, sentada ou deitada. É necessária uma participação muito activa por parte do utente, uma vez que serão alongados os músculos estáticos ao mesmo tempo que serão recrutados os músculos dinâmicos para potenciar o trabalho executado pelo fisioterapeuta.
As sessões são individuais e pressupõem a atenção exclusiva por parte do fisioterapeuta ao utente com que trabalha. Cada sessão é iniciada após uma rigorosa avaliação que determinará os objectivos a alcançar e identificará o caminho a trilhar.
Quais as indicações?
Não existe limite de idade, sendo a RPG® recomendada a todos os indivíduos. No entanto, algumas disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético como as abaixo descritas, beneficiam com a intervenção:
-
Hérnias ou protusões discais;
-
Escolioses, hipercifoses, hiperlordoses ou rectificações da coluna vertebral;
-
Cervicalgia, dorsalgia e lombalgia;
-
Lesões articulares, inflamatórias e pós-traumáticas;
-
Alterações posturais: joelhos em valgo ou varo, pé plano ou cavo;
-
Fibromialgia;
-
Cefaleias.
Adicionalmente, a grande mais-valia da RPG® será também a prevenção de lesões adaptativas.